Lar Residencial

 

A Resposta Social Lar-Residencial traduz-se num serviço que apoia jovens/adultos portadores de PEA, com idade igual ou superior a 16 anos, aos quais disponibiliza apoio residencial permanente. Tem como missão promover a qualidade de vida dos seus clientes, bem como apoiar as suas famílias, pautando o seu funcionamento segundo os princípios da APPDA-Norte.
 
O Lar Residencial pretende proporcionar aos seus clientes um espaço familiar, onde exista conforto, e onde se desenvolvam atividades que promovam, junto dos seus utentes, o bem-estar físico e emocional, a autonomia e independência, a autoestima, a interação e participação social, traçando-se para tal uma intervenção adequada às necessidades/especificidades de cada um. Pretende ainda conseguir um ambiente equilibrado, estruturado e protegido, adequado às características da sua população.
 

Actualmente, esta resposta social é composta por 4 Residências com capacidade para prestar apoio a cinco utentes cada. O seu período de funcionamento é das 17h às 9h (em dias úteis) e durante 24h (aos fins de semana e feriados).

Actualmente o Lar residencial apoia 20 clientes.

Além das habituais actividades de vida diária, nas quais promovemos a participação da nossa população, o Lar Residencial proporciona de igual modo a participação em actividades lúdicas e de bem-estar.

 

Em relação ao futuro, o Lar Residencial pretende continuar a apresentar-se como um serviço fundamental para a estabilidade e o desenvolvimento da nossa população, bem como para o equilíbrio das dinâmicas familiares.

A sua equipa de trabalho é composta por:

    Directora Técnica Geral
    Directora Técnica / Psicóloga
    Técnica Superior de Serviço Social
    Encarregada Geral
    Ajudantes de Acção Directa  (AAD)
    Cozinheira
    Auxiliar de limpeza