As pessoas com Autismo têm um conjunto de características que as acompanharão ao longo da vida e que se refletem no modo como comunicam e se relacionam com os outros mas também no modo como se relacionam com o mundo à sua volta.
São habitualmente pouco flexíveis, resistindo á mudança e tendo dificuldade em lidar com novas situações. Têm sensibilidade sensorial alterada, dificuldades de processamento sensorial e dificuldades de regulação emocional.
A forma como o autismo se manifesta é diferente nas diversas fases do ciclo de vida (infância, adolescência, idade adulta), depende da resposta às intervenções realizadas e da presença de situações de comorbilidade, nomeadamente a associação com défices intelectuais. O termo Espectro do Autismo pretende dar conta da enorme variabilidade das pessoas com autismo.
As pessoas com autismo não constituem um estereótipo e podem revelar-se muito diferentes umas das outras. Cada pessoa com Autismo tem a sua própria personalidade, sendo um indivíduo único.